Uma vergonha

“Desde Maio de 2011, várias acusações têm sido feitas ao Governo Português relacionadas com excesso de subserviência a troika (FMI/BCE/CE). Estas acusações encontraram desde logo ampla justificação na não-disponibilização do Memorando de Entendimento em língua portuguesa [1] mas várias pessoas, movimentos sociais, e agentes políticos têm ido mais longe e com frequência questionado os membros do Governo sobre a efectiva soberania do estado Português durante as negociações com a Troika.[2]

É hoje anunciada aquela que pode bem ser a primeira prova concreta de efectiva subserviência do Governo Português aos elementos da Troika durante as negociações. Um grupo de pessoas investigou a fundo os documentos apresentados pelo Governo na página oficial de Memorandos [3], analizando as propriedades dos mesmos, as datas em que foram emitidos os respectivos PDFs e quem os emitiu[ver anexo]. A conclusão é no mínimo surpreendente: várias das cartas de intenções enviadas ao FMI e ao BCE/EC assinadas pelo Ministro da Finanças e pelo Governador do Banco de Portugal e divulgadas no site oficial do Governo Português foram emitidas directamente a partir de computadores dos parceiros da troika [ver anexo]. Esta situação é facilmente demonstrada olhando para as assinaturas dos respectivos PDFs que podem ser consultadas depois de fazer o download do ficheiro e olhar para as respectiva propriedades/properties [4]. No ecrã surge então o nome do proprietário do computador onde foi emitido o PDFs. E ali se lê “salebe2” (referência a Abebe Selassie [FMI]), “HUBSKI Mariusz (ECFIN)” (Mariusz Hubski [ECFIN]), “Garjoi Oana” (Oana Garjoi [ECFIN]) e “schinta” (provavelmente Sarika Chinta [IMF]) [5,6,7,8].

Situação idêntica se passa com praticamente todas as actualizações dos memorandos até ao presente, à excepção da última, assinada por “gonçalo.henriques” e “pedro.nascimento” (Gonçalo Henriques e Pedro Ginjeira do Nascimento, dois dos especialistas contratados pelo Governo para a ESAME). [9].

As assinaturas presentes nos PDFs das cartas e documentos do memorando inicial, infelizmente, não são visíveis. Tendo em conta que “por omissão” a maioria dos programas de computador colocam assinaturas nos respectivos ficheiros, tudo leva a crer que em Maio de 2011 o Governo Português (ou talvez por um dos parceiros da troika) teve particular cuidado na produção dos PDFs (limpando as propriedades e autores dos mesmos), cuidados esses que veio posteriormente a relaxar.

Face a isto, é legítimo questionar: Trata-se de uma negociação ou apenas de uma assinatura de documentos escritos por credores internacionais? Soberania, qual soberania?”

========================

Referências uteis:

[1] Bloggers traduzem Memorando e Relatório
http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2011/05/17/bloggers-fazem-unica-traducao-em-portugues-do-acordo-com-a-troika
http://www.tvi24.iol.pt/503/politica/fmi-aventar-relatorio-governo-tvi24/1409812-4072.html

[2] Sociedade civil critica governo por perda de soberania [um exemplo]
https://www.youtube.com/watch?v=CwIRGRxBtYM

[3] Página Oficial de memorandos do Governo Português
http://www.portugal.gov.pt/pt/os-ministerios/primeiro-ministro/secretario-de-estado-adjunto-do-primeiro-ministro/documentos-oficiais/memorandos.aspx

[4] Como ver o autor de um ficheiro pdf
http://help.adobe.com/pt_BR/acrobat/standard/using/WS58a04a822e3e50102bd615109794195ff-7c66.w.html

[5] Abebe Selassie [Assistant Director in the IMF’s European Department and is currently Mission Chief for Portugal]
http://blog-imfdirect.imf.org/bloggers/abebe-aemro-selassie/

[6] Mariusz Hubski [Directorate-General for Economic and Financial Affairs (DG ECFIN), Economic Analyst – Economic Desk Officer (Portugal) – ECFIN.DDG1.F.2 ]
http://ec.europa.eu/staffdir/plsql/gsys_fonct.properties?pLang=EN&pSernum=770834&pUnite=48472

[7] Oana Garjoi [Directorate-General for Economic and Financial Affairs (DG ECFIN), Statistical Assistant – ECFIN.DDG1.F.2 ]http://ec.europa.eu/staffdir/plsql/gsys_fonct.properties?pLang=EN&pSernum=815844

[8] Sarika Chinta [IMF]
http://www.linkedin.com/pub/sarika-chinta/7/4a7/310

[9] Gonçalo Henriques e Pedro Ginjeira do Nascimento
http://www.portugal.gov.pt/pt/o-governo/nomeacoes/secretario-de-estado-adjunto-do-primeiro-ministro.aspx

Esta entrada foi publicada em 5dias. ligação permanente.

4 respostas a Uma vergonha

  1. De diz:

    Um excelente serviço públi

  2. De diz:

    Um excelente serviço público.

    ( é melhor não perder letras pelo caminho)

  3. JgtMenos diz:

    Que escândalo!!!!!!!!!!!!!!!
    Faz-se uma negociação, escreve-se uma acta, em que se declara que se fará uma carta-compromisso com as conclusões nela constantes.
    Quem escreve a acta? Quem escreve a carta? Quem assina a carta?
    À força de promoverem a indignação gratuita acabam a promover a indiferença.

    • De diz:

      Começa a ser cansativo.
      Quem promove a indiferença é você Menos
      O escândalo é o aqui em cima reproduzido.Que haja alguém que tente proteger os pulhas que se deixam manobrar como marionetas de cordel é já por cima sintomatico.
      Para a História esta gentalha ficará marcada para sempre.Ao contrário de uns néscios que batem palmas e pedem bis aos terroristas sociais, a situação desmascarada é por si tão grave, que os repteis que nos entram quaotidianamente pela casa adentro via orgãos de informação “voz do dono”, não podem passar incólumes.
      Os vermes não têm coluna vertebral.Confirma-se que a canalha neoliberal que nos governa também a não tem.

Os comentários estão fechados.