O «velhote» da CGTP teve uma branca

quote-malcolm-x

Esta entrada foi publicada em 5dias. ligação permanente.

20 respostas a O «velhote» da CGTP teve uma branca

  1. Rocha diz:

    Ninguém percebeu o que a Raquel quer dizer, mas está bem.

    • Augusto diz:

      Graçolas de teor RACISTA, vindas da parte de um destacado dirigente do PCP, são duplamente criticáveis.

      Se o Rocha não entende isso, problema seu.

      • Tiago diz:

        Graçola racista…chamar alguém de “escurinho”? Eu diria o contrário…pensar que chamar alguém de “escurinho” é racismo… é um acto de racismo puro. Como se dizer a cor da pele de alguém fosse racismo, ou seja, que é um crítica à pessoa. Olha eu tenho um amigo coreano e alcunha dele é chinês? Sabes o que ela pensa disso: Nada! É uma alcunha simplesmente… e ele sabe que eu e os meus amigos gostamos muito dele. Pensar que um negro fica chateado por eu lhe chamar preto na conversa… é racismo puro, como nunca ficaria ofendido se me dissessem : “lá vem o branquela molho de ossos”.

        Estou-me a marimbar para esses puritanismos na linguagem, que são uma invenção das elites… para esconder a exploração a dobrar que sofrem os não brancos no nosso país.

        Santa hipocrisia. Vale tudo neste momento para tentar descridibilizar a CGTP.

        Realmente é um crime dizer “escurinho” da troika? Mas estão parvos ou quê? Então o homem é o quê? Branco, amarelo? É preto, pá! Qual é o problema?

        A questão não é ser preto ou branco é o que ele faz? Foi apenas uma forma de as pessoas perceberem a que se estava a referir… ou muitos saberiam que é o Asselissie … ou lá como o gajo se chama?

        E qual o nome dos outros, alguém sabe? Eu não e pouco me interessa. O “escurinho” é que tem aparecido sempre. Pena para os “escurinhos” que lutam? Claro que não. Há tantos branquelas estúpidos e ao serviço do capital… vou-me sentir mal por ser da etnia deles?

        Que tristeza… os racistas na ânsia de não mostrarem o que são… pegam nestas coisas ridículas, mas que serve bem para demonstrar o que são. Execráveis.

  2. MA diz:

    Agora foram desencantar um suposto racismo do Arménio para arranjar pretexto para uma bocas.
    Triste figurinha…

    • Augusto diz:

      Há uma certa diferença entre ser Secretário Geral da CGTP, e actor nos Malucos do Riso.

      Arménio Carlos fez uma triste figurinha….

  3. Mendes diz:

    Eu também não entendo. Raquel explica!

  4. Bolota diz:

    Nem eu, o que não é dificil…

  5. samuelquedas diz:

    Estava a ficar difícil arranjar um pretexto para uma campanhazinha anticomunista aqui nesta divisão da casa… 🙂
    O Arménio, num momento infeliz, forneceu-o!

    • Nuno Filipe Moura Rodrigues diz:

      Oh Samuel, mas foi infeliz porquê? Ele não é negro? Mas se ele disse o “altinho” já não tinha problemas? Ele É NEGRO! E acredito que o malcom X ficaria bem triste com estes posts e palhaçadas :s

      • samuelquedas diz:

        Infeliz… apenas porque deu, involuntariamente, o pretexto para mais uma campanha contra a CGTP. Apenas isso.

  6. samuelquedas diz:

    Mas, que mal pergunte… essas bocas sobre o “velhote” e a “branca”, não revelarão também uma qualquer espécie de discriminação geracional e racismo? 🙂 🙂 🙂

  7. brunopeixe diz:

    Caros Rocha, Mendes e Bolota: É a isto que a Raquel se refere: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/armenio-carlos-chama-rei-mago-escurinho-a-representante-do-fmi
    Como o MA pode constatar, o racismo não é suposto. Que isto venha do líder de uma instituição que promove (ou promovia, não tenho a certeza) uma iniciativa chamada “Correr com o Racismo” não faz com que seja menos lamentável.

    • Bolota diz:

      Bruno,

      Entre o ter uma branca e chamar escurinho a não sei quem…eu tinha-lhe chamado preto ou negro que é a cor que ele tem. Por isso sou racista??? A Raquel é GRANDE mas neste caso não foi grande coisa.

    • Caxineiro diz:

      parece que se referia aos tres reis magos (da troika) dois brancos e um preto ou negro ou escuro ou acastanhado ou morenaço (escolham a cor que for menos “racista”)
      Onde está o racismo? se a troika são os três reis magos, este é o belchior, o negro

      se trabalhassem ao lado dum preto que quando vos apanha um erro diz: “depois o preto sou eu…” : se partilhassem com um amigo negro momentos de lazer e de copos iriam ver o que realmente é o racismo quando ele vos atropelasse á mesa do café ou até no passeio público
      deixem-se de tretas. Querem combater o homem combatam-lhe as ideias

      Já agora; porque não lhe perguntam o que pensa sobre a inferioridade da “raça negra”?
      é só avançar mais um passo no ridículo

    • Bolota diz:

      Bruno,

      A Raquel é GRANDE. Neste caso não foi grande coisa.
      Fosse eu não lhe chamaria escurinho, eu chamaria-lhe preto/negro qie é a cor dele.

  8. João Casanova diz:

    Eu acho que lhes devíamos chamar filhos de puta. Mas o que realmente deve ficar na memória de todos é a grandiosa jornada de luta travada pelos professores.

  9. Houve uma grande manif de professores (questão importante); secundariamente, o sec-geral da CGTP fez declarações de gosto duvidoso (comparação da troika com os três reis magos – Gaspar, Baltazar e Belchior –, onde há de facto um que é negro, ou de pele mais escura que os outros). A motivação da comparação terá sido um deles ser Gaspar, e não um deles, o tal Selassié, ser negro, penso eu de que…
    É de gosto duvidoso? É. É claramente racista? Não me parece.
    O CDS é um partido defensor do capitalismo (e do racismo inerente), colaborou com o regime do apartheid enquanto ele existiu, e no entanto tem um deputado negro.
    A CGTP é, de muito longe, a principal central sindical do país. Não tem uma prática racista e já promoveu e apoiou iniciativas anti-racistas.
    Há toda uma indústria de trolls a soldo do governo que procura criar «factos políticos» que desviem as atenções do que é realmente importante. Falam de pedradas em vez de uma manifestação combativa em frente a São Bento, criam toda esta agitação com o Arménio Carlos no dia em que os professores voltaram a sair à rua em grande número (depois, é verdade, de muitos e muitos meses de desmobilização causada por um camarada do Arménio, o Mário Nogueira). Se querem criticar a CGTP façam-no por procurar manter a luta social dentro dos marcos deste regime, mesmo que isso signifique abalroar lutas mais combativas, como foi o caso dos professores. Não por um lapso do Arménio Carlos.

  10. renegade diz:

    já há uns meses saltaram em cima do homem (na verdade, aqui o objetivo é desfazer-lhe a legitimidade simbólica do lugar que ocupa) por causa de não sei quê com a pol´ícia nas escadas da assembleia. Por acaso, nessa altura, o mote foi dado, se não me engano, por uma reportagem video da RTP devidamente enquadrada por um texto ignóbil e devidamente seguida pelos ratos de redação ao serviço do governo. Depois foi só contar com o apoio entusiastico dos direitolas da praça e a cegueira política interesseira de alguns PS e dos grupinhos sectários anti-PCP.
    Agora, o serviço vem do Correio da Manhã.
    Por estas e outras é que é muito saudável olhar para grupinhos de gente exaltada como a Rubra e o MAS e etc com muitas pitadas de sal. Mas muitas mesmo.

  11. Tiago diz:

    Critica o “escurinho” e chama “velhote”. Sem comentários. O rídiculo desta gente…

Os comentários estão fechados.