BASTA de PALHAÇADAS na Escola Pública!

Basta de palhaçadas

Há um Ministro que quer:

– Concursos com cunha e confusão;

– Afastamento ilegal de professores pela PACC;

– Turmas sobrelotadas;

– Rescindir apenas com os professores que ele quiser;

– Alunos com Necessidades Educativas Especiais sem apoios;

– Professores precários;

– Escolas fechadas;

– Mega-agrupamentos… não há pessoas, só números;

– Concluindo, desinvestir no Ensino Público ao mesmo tempo que cede milhões para os lucros dos privados.

Será isto o “implodir o Ministério da Educação” como o próprio Nuno Crato chegou a anunciar publicamente? Independentemente da resposta, a Escola Pública e as condições de quem lá trabalha (alunos, funcionários, psicólogos e professores) são demasiado importantes para serem cobaias de um Ministro que cada vez mais revela total impreparação para continuar a exercer o seu cargo.

No Encontro Nacional de Professores Boicote&Cerco realizado dia 13 de Setembro em Coimbra, as dezenas de professores de norte a sul do País (Almada, Seixal, Barreiro, Lisboa, Cascais, Leiria, Coimbra, Figueira da Foz, Viseu, Porto, Braga e Viana do Castelo) decidiram nomeadamente juntar forças ao Meet de protesto para a próxima segunda-feira, dia 15 de Setembro em Lisboa e dinamizar também protestos semelhantes no mesmo dia na região centro (Coimbra) e norte (Porto). Tantas mentiras, trapalhadas, desconsiderações e ilegalidades contra a Escola Pública não podem passar com o nosso silêncio: BASTA DESTA PALHAÇADA! Partilha com mais colegas e JUNTA-TE A NÓS esta segunda-feira às 15h. Se possível traz um cartaz a denunciar a tua situação. Mais informações em: https://www.facebook.com/groups/464249357012999/

Dia 15 de Setembro, apesar de todos os seus gritos de propaganda na televisão, não permitiremos que o Crato diga que tudo está a correr com total normalidade… NÃO SEJAS CÚMPLICE COM O TEU SILÊNCIO!

“O QUE ME PREOCUPA NÃO É O GRITO DOS MAUS MAS O SILÊNCIO DOS BONS” M. Luther King

André Pestana

Professor desempregado

Esta entrada foi publicada em 5dias. ligação permanente.

7 respostas a BASTA de PALHAÇADAS na Escola Pública!

  1. Não sou professora, mas o espectaculo a que assisto, da forma como os professores são explorados, insultados , incomodados é próprio de um tempo de fascismos! E os estudantes no meio deste caos todo, não tenho a menor dúvida que só saiem é prejudicados. Basta de ignomínias na educação senhores do governo!
    Manuela Asper

  2. imbondeiro diz:

    Todos os anos há Natal, Carnaval e Páscoa. Todos os anos há Primavera, Verão (mais ou menos…), Outono e Inverno. Todos os dias o Sol nasce, como todos os dias o Sol, naturalmente, se põe. Não há, em tudo isto, novidade alguma, e, não havendo novidade alguma, não há espanto que se imponha ao observador da normalidade do discorrer no tempo das coisas que acontecem no tempo certo. Dito isto, que, no fundo, é uma “lapalissada”, eu gostava que houvesse uma alma caridosa que caridosamente me explicasse por que razão um facto tão corriqueiro como a abertura de um ano lectivo (há crianças, há jovens – cada vez menos, é certo, mas isso são outros trezentos – e eles, naturalmente, devem ir à escola, tendo essa escola que ter, como é óbvio, um dia inicial) é sempre, mas sempre, neste desgraçado país, motivo de grossa e farta bernarda salpicada da mais indigente incompetência. Teremos nós de suportar o perpétuo, insuportavelmente desgastante e pesadíssimo fardo de viver a mais excêntrica das anormalidades como se ela se tratasse da mais natural das ordens naturais?

    • pestanandre diz:

      Cara Carla, é pertinente o que escreveu. Provavelmente só quando os pais, alunos, professores, funcionários escolares juntarem forças (em vez de terem as suas lutas separadas) e fizerem uma luta que obrigue os Ministério da Educação a fazer o seu trabalho correctamente e a favor dos interesses das nossas crianças e jovens, é que teremos uma mudança a sério. Isso é o que defende o Movimento Nacional de Professores Boicote&Cerco, infelizmente o único Movimento Nacional de Professores que o defende abertamente (mas parece que há fortes interesses que estas lutas continuem separadas… “Dividir para Reinar”).

  3. Dezperado diz:

    “Concluindo, desinvestir no Ensino Público ao mesmo tempo que cede milhões para os lucros dos privados.”

    Esta frase é dita N vezes…..consegue dizer os numeros? É mais facil perceber se disser quanto é que desinvestiu na escola publica e quanto é que aumentou as ajudas à escola privada.

    Obrigado

  4. anonimo diz:

    O 5 Dias vive!!!!

Os comentários estão fechados.