Itinerário Histórico do 25 de Abril – Comemorações Oficiais dos 40 Anos do 25 de Abril

Comunicado de Imprensa Maio de 2014

Itinerário Histórico do 25 de Abril – Comemorações Oficiais dos 40 Anos do 25 de Abril

O Itinerário Histórico do 25 de Abril irá ser realizado em Lisboa, Porto, Peniche e Santarém, em dois fins-de-semana, nos dias 7 e 8 de Junho, 5 e 6 de Julho. O roteiro seguirá, num passeio, os lugares do golpe militar e da revolução, e será acompanhado por testemunhos militares e civis, protagonistas anónimos e célebres deste período, bem como por historiadores que guiarão os participantes.

Este evento livre convida à participação de todos – miúdos, graúdos,
curiosos, especialistas – para uma caminhada com história, no espaço público. Não será necessária pré-inscrição para participar, no entanto aconselhamos
a pontualidade nos pontos de encontro ao longo dos itinerários.

Será distribuída uma brochura de apoio com um mapa da revolução e com um conjunto de cópias de materiais – fotografias, autocolantes, panfletos – da época.

Integrado no Itinerário do 25 de Abril, publicaremos ainda um pequeno livro que se oferecerá como registo dos roteiros desenhados e contará com apontamentos históricos, imagens da época e testemunhos de quem fez e presenciou a revolução de Abril.

O Itinerário do 25 de Abril é comissariado pelo Arquitecto José Mateus, tem a coordenação científica da Doutora RaquelVarela e a orientação pedagógica da Professora Susana Gaudêncio.

HISTORIADORES:
Ana Ferreira, António Simões do Paço, António Sanches, Britta Baumgarten, Constantino Piçarra, Giulia Strippoli, Joana Alcântara, Jorge Fontes,
Maria Rodrigues, Pedro Ferreira,Teresa Medina.

TESTEMUNHOS CIVIS E MILITARES:
Carlos Cruz Oliveira, Carlos Jorge MotaVeiga, Carlos Pratas, Isabel do Carmo, Miguel Real, Fernando Matos Silva, Fernando Pereira, Gilberto Rua,
Jorge Carvalho Pisco, Jerónimo Franco, José César de Sá, José Fontão,
José Galamba, José João Gil, José Manuel Costa Neves, Luís Pimentel MárioTomé, Otelo Saraiva de Carvalho, Paulo Esperança, Rodrigo Nóbrega Pizarro, Rodrigo de Sousa e Castro, SérgioValente.

PDF em acesso aqui140521_Com.Imprensa

 

Esta entrada foi publicada em 5dias. ligação permanente.

Uma resposta a Itinerário Histórico do 25 de Abril – Comemorações Oficiais dos 40 Anos do 25 de Abril

  1. Viva.
    Esta iniciativa teve alguns apoios? públicos ou privados?

Os comentários estão fechados.