Ucrânia Anti-Fascista. Dezenas de milhares nas ruas de Donetsk. Governador pró-junta fascista foge de Lugansk.

BiSfT21CYAAzY4V_lugansk

Manifestantes tomam edifício do governo em Lugansk e elegem novos representantes. Governador nomeado pela junta fascista de Kiev foge da cidade.

Neste fim de semana várias grandes manifestações pró-Russas e anti-Junta fascista de Kiev varreram o sul e leste da Ucrânia.

No sábado houve manifestações anti-fascistas, pelo menos, em Donetsk, Kharkov e Mariupol. Em Donetsk de acordo com o Telegraph participaram milhares de pessoas (aqui e aqui). Em Kharkov a manifestação também foi na ordem dos milhares (aqui).

Milhares de anti-fascistas em protesto contra a junta de Kiev em Mariupol no Sábado

Milhares de anti-fascistas em protesto contra a junta de Kiev em Mariupol no Sábado

Mas os protestos de Sábado foram eclipsados pelos eventos de Domingo. Em Donetsk dezenas de milhar saíram às ruas, apesar da forte presença policial a bandeira Ucraniana foi tirada da sede do governo e substituída pela Russa. Tentativas de provocação foram esmagadas e o agente alemão Vitali Klitschko não conseguiu fazer o comício que tinha previsto. Esta reportagem do Telegraph dá bem o registo do sentimento de derrota que grassa entre os apoiantes da UE e da junta fascista de Kiev (ver aqui, a reportagem da Sky News não está má, mais vídeos aqui e aqui).

Em Lugansk milhares de anti-fascistas tomaram de assalto a sede do governo regional, o governador nomeado pela junta de fascista de Kiev foi forçado a demitir-se e fugiu. A cidade, por agora, parece estar nas mãos das novas autoridades eleitas no decorrer da manifestação. (vídeos porreiros aqui e aqui, mais referências aquiaqui, aqui, aqui e aqui). Noutras cidades do leste e sul também se realizaram protestos, incluindo em defesa da junta fascista, mas como se referia nas reportagens do Telegraph e da Sky News, muito menores do que as manifes anti-fascistas (ver aqui também).

BiTL6k8CUAIdWjX_Dnipropetrovsk

Manifestação em Dnipropetrovsk

A nomeação de oligarcas como governadores por parte da junta fascista parece estar a ter algum efeito, mas como os eventos deste fim de semana demonstram, não é garantia de que a junta de Kiev tenha reconquistado o sul e o leste do país. Para além disso, estas nomeações estão gerar mal-estar entre as massas que na rua derrubaram o Yanukovich (mais a corrupção e os oligarcas… LOL, LOL, LOL).

Na verdade a “festa” ainda agora começou, os acordos com o FMI e a UE irão implicar um duríssimo pacote de austeridade sobre toda a população, mas esse pacote será especialmente destrutivo para o leste e sul do país. É que a indústria Ucraniana está concentrada aí e já se está mesmo a ver o que o “programa” do FMI+UE vai impor à Ucrânia… o desmantelamento dessas indústrias que serão vendidas a retalho e afogadas por regulações e importações vindas do ocidente… Para lá das questões históricas e culturais é esta batalha económica e social que está por detrás do conflito que divide a Ucrânia. O que está em curso é portanto uma contra-revolução neo-liberal imposta pela força das botas cardadas nazis. Só se fossem parvos ou suicidas é que a malta do leste e sul (+- o operariado Ucraniano) se renderia a esta gente, independentemente da vontade de Putin…

O comboio da luta anti-fascista não pára!

Esta entrada foi publicada em 5dias com as etiquetas , , , , , , . ligação permanente.

24 respostas a Ucrânia Anti-Fascista. Dezenas de milhares nas ruas de Donetsk. Governador pró-junta fascista foge de Lugansk.

  1. Carlos Carapeto diz:

    Há previsões que a situação se vai agudizar a partir do dia 17 depois do referendo na Crimeia.

    Há muitos Ucranianos que vivem na Rússia que estão a regressar à Ucrânia, para engrossar os protestos.

    Mas surgiu uma situação que começou a inquietar a oligarquia Russa. Muitas bandeiras Soviéticas nessas manifestações e vivas à União Soviética.

    Vamos ver como Putin vai reagir a isto?

    A situação prevalece ainda confusa, com um efeito de maré, com altos e baixos. No entanto começaram a aparecer os primeiros sinais animadores, a junta nazi está a recuar .

    Como por exemplo o do não reconheciemnto das linguas minoritárias, a ilegalização do PCU, a força policial Berkut (águia) não foi extinta no Leste onde continua a operar, é muito aclamada por as populações.

    Falta aos fascitas conquistar muito terreno ainda, não têm tudo nas mãos, as populações estão a sair à rua apelando à ajuda da Rússia, como aqui em Odessa.

    Eles lá e nós aqui temos que cumprir o dever de derrotar os bandos nazis e quem os apoia.

  2. Carlos Carapeto diz:

    O video mostrando a manifestação de Odessa que coloquei aí em cima não abre, espero que aqui se consiga abrir.

  3. imbondeiro diz:

    “Game over!” É um regalo ver as reacções de histeria que reinam no eixo EUA-UE (aka NATO) – Kiev. Todos abocanharam o naco a pensarem que lhes ia saber a carne do lombo, mas, no fim da primeira dentada, concluíram, desiludidos, que meteram o dente em toucinho rançoso. A Crimeia nem no dia do Juízo Final cairá nas mãos da Junta de Kiev, e creio não me enganar ao afirmar que boa parte do Sul e do Leste do país lhe seguirão o exemplo. Quando isso acontecer (e se acontecer), a Junta de Kiev vai ver materializar-se o pior dos seus pesadelos: a boa da Federação Russa vai chegar-se a uma certa torneirinha que lá tem e vai fechá-la. Aí, talvez os golpistas de Kiev façam aquilo que eu ainda ontem ouvi (juro que ouvi!) num telejornalzinho da SIC afirmar que a UE ia fazer para substituir o gás russo: talvez mandem vir o seu gasoso combustível dos… EUA. (é que eu, quando me quero rir a bandeiras despregadas, vejo aqueles programinhas humorísticos das nossas televisões que, aqui no rincão, passam por programas de informação).
    Os regimes ocidentais calcularam mal o tiro e, como sempre, a sua mistura de arrogância e ignorância deu resultados que, sendo já desastrosos, sê-lo-ão ainda mais no futuro. A única coisa que preocupa verdadeiramente neste momento a Federação Russa é a questão da Crimeia e dos seus cidadãos. O resto da Ucrânia não lhes interessa nada. Até o papel de “hinterland” de passagem dos gaseodutos para a Europa ocidental já não tem qualquer valor para os russos: antecipando a pouca fiabilidade da situação política ucraniana, exportam agora o seu gás por uma conduta no Mar do Norte e, em 2015, juntar-se-lhe–á uma outra que o escoará sob o Mar Negro. Quanto às sanções (lol, lol e mais lol!), só posso espantar-me por esta pandilha da NATO pensar que a Federação Russa tem o tamanho e os recursos do… Principado do Mónaco. Acresce a tudo isto que a verdadeira dona da UE, a Alemanha, está interressadíssima em substituir as suas magnificamente rentáveis exportações para a Federação Russa pelo enterrar de biliões de euros num pseudopaís governado por uma corja neonazi. E está ainda mais intreressada em prescindir dos 30% do total da energia que consome que lhe chegam via Rússia. Como no início afirmei, “Game over”!

  4. Carlos Carapeto diz:

    Isso mesmo:

    Os nazis da UE/EUA/NATO pensavam que era chegar e estava tudo no papo, e daqui por uns tempos encontravam-se na fronteira da China.

    A razão está do nosso lado, por isso não lhe devemos dar tréguas, tanto aos de lá como aos de cá.

    Não lhe chegou o que fizeram na Jugoslavia, Afeganistão ( transformaram o país no maior campo de concentração para mulheres da história da humanidade) Iraque, Líbia, estão fazendo na Síria, ali aliaram-se aos inimigos que dizem combater noutros lados.

    Estão a empobrecer África, com as politicas de rapina das matérias primas.

    Levaram a miséria, exploração e subdesenvolvimento à maioria das populações da Roménia e Bulgária.

  5. Don Luka diz:

    Aumenta a contribuição da Rússia para fazer regressar à Europa o monstro da guerra fria, na sua pior versão. Declara-se a independência duma região, porque sim. Estratégia absolutamente covarde e prepotente, que tem que ter uma resposta contundente de todos os que não lambem os pés a poderes totalitários e fascizantes, de cariz imperalista, como o russo ou qualquer outro igualmente rastejante. Por aqui o Francisco continua a apoiar regimes que assassinam jornalistas e mandam prender opositores políticos. Continuo a achar que devias ter vergonha. As melhoras.

  6. Carlos Carapeto diz:

    Nem mais Don Louko.

    Tudo o que imperialismo tem feito é para louvar e agradecer?

    Devia era ter tido a gentileza de mencionar que países a Rússia já colocou em risco a soberania e quais as ambições hegemónicas da Rússia a não ser a segurança das suas fronteiras?

    Por isso deixe-se de lérias e diga quem são os responsáveis por a Ucrânia se encontrar nesta situação.

    Sabia que os capitalistas receberam um país tecnologicamente desenvolvido, bastante industrializado, com uma mão de obra altamente qualificada e uma agricultura prospera?

    Vou dar já uma ajuda.

    A Ucrânia em 1991 estava entre as primeiras dez economias mundiais.

    Herdou da URSS o complexo siderurgico mais avançado do mundo.

    Herdou também os maiores estaleiros de construção naval da URSS.

    Construiam-se na Ucrânia os maiores aviões de transporte do mundo, ainda hoje não tem rival.

    Produzia anualmente +- 70 milhões de toneladas de trigo.

    Era excedentária na produção de energia electrica e de bens alimentares.

    Era na Ucrânia que se construiam as maiores turbinas para a produção de eletricidade a nivel mundial.

    Os misseis pesados Voivodá (satanás na classificação da NATO) sem paralelo ainda hoje continuam a fabricar-se na Ucrânia.

    Portanto o capitalismo não começou do zero.

    Confesso. Não conheço a Ucrânia. Mas conheço a Rússia. Estou um pouco a par do que se passou lá. Portanto se a Ucrânia se encontra em muito piores condições que a Rússia é muito fácil deduzir a dimensão do descalabro.

    • LGF Lizard diz:

      Camarada,

      Guarde lá para si a propaganda. É mais do que sabido que a URSS tecnologicamente estava atrás do Ocidente. A sua agricultura tinha uma produtividade por hectare muito menor do que a agricultura europeia e americana.
      Patacoadas como “A Ucrânia em 1991 estava entre as primeiras dez economias mundiais” não passam.
      Nem no Top-20, quanto mais no Top-10……

      • Carlos Carapeto diz:

        Camarada? Camaradas são os bois de junta. Nunca me viu atrelado ao seu lado?

        Propaganda? Aqui não se faz demagogia, comprova-se aqulo que se escreve.

        A URSS estava tão atrasada que ainda hoje em tecnologia espacial a Rússia se encontra à frente dos Americanos sem ter inovado nada.

        O maior avião de carga do mundo foi construido na RSS da Ucrânia ainda hoje está em serviço.

        Onde foi retirar os dados da pouca produtividade na URSS?

        A URSS em 1987 produzia 200 milhões de toneladas de trigo. Discurso de Gorbachov onde prometia que até final do século tinham que ser atingidas as 250 milhões. E disse ainda ; já produzimos mais trigo que a Europa.

        Veja aqui maquinaria pesada fabricada na Ucrânia, ainda hoje.

        http://frunze.com.ua/index.php?option=com_content&view=article&id=299&Itemid=57&lang=en

        A Turboatom na RSS da Ucrânia era o maior fabricante mundial de turbinas para centrais eletricas ( atualmente encontra-se em 4º lugar) também fabricavam as maiores turbinas do mundo.

        http://www.turboatom.com.ua/en/clients/products/

        Produção de aço em Zaparojie

        http://www.zfz.com.ua/main.php?catid=11&tip=cat

        Com o descalabro provocado com a introdução do capitalsimo esta empresa produz cerca de 30 % do aço da Ucrânia.

        Veja aqui as potencialidades industriais da cidade de Zaparojie. É também aqui que se situa a maior central de produção de energia eletrica da Europa.

        http://www.zaporizhstal.com/en/about/geography/zaporizhya/

        E quais são os dados que tem me contradizer que a economia ucraniana não ocupava a decima posição a nivel mundial em 1991?

        Se soubesse Russo comprova-lhe como era mesmo assim.

        Quem destruiu a Ucrania foram os seus amigos capitalistas.

        Provei-lhe com factos aquilo que escrevo. Do mesmo modo tem que me provar que falto à verdade.

        Os factos são coisas teimosas.

        Vocês continuam a recusar-se em assumir o desastre que o capitalismo provocou na Ucrânia.

        • LGF Lizard diz:

          Bem , se vocês se tratam por camaradas, e se camaradas são “bois de junta”, devo inferir pelas suas palavras que os comunistas são “bois de junta”?

          Relativamente ao que interessa, a Ucrânia.

          Essa que a Rússia se encontra à frente dos americanos é uma piada. A URSS/Rússia nem teve capacidade financeira de por um equivalente ao Space Shuttle a funcionar.
          O maior avião do mundo? O que interessa ser “o maior avião do mundo”? Sabe que a necessidade desse tipo de avião é diminuta e muito restrita? Tecnologicamente, para além do tamanho, nada acrescenta de novo.

          Já pensou que o simples facto de “ser o maior” nada significa? E já pensou que não basta produzir, mas sim produzir com qualidade, com preços competitivos, com real capacidade de entrega e respeito pelo meio ambiente e pelos trabalhadores?

          A Ucrânia tem muitas potencialidades. Infelizmente, o comunismo destruiu a Ucrânia. Desde o Holomodor a Chernobyl, o povo ucraniano foi sacrificado em nome da mais assassina ideologia da História da Humanidade.

          • Francisco diz:

            Diz-me o seguinte, se o comunismo é essa merda toda, então como é que o PIB per capita da Ucrânia é, hoje em dia, abaixo do que era nos tempos Soviéticos???

            Pois é… tu não passas de um fascista encoberto que passa a vida a destilar o seu veneno e ignorância nestas paragens.

          • Francisco diz:

            O sonho deste lagarto/palhaço é por a malta toda a trabalhar por “yogurtes” como a danone já faz… esse é o fantástico mundo capitalista que este verme nos deseja… o continente a pagar em vales de compra e a malta a trabalhar por uma malga de sopa deslavada… e é com sorte! a escravatura e submissão total do trabalho face ao capital, é o que esta gente quer. O seu ódio vai todo para quem tenta e tentou impedir isso.

          • Carlos Carapeto diz:

            Compreendo a amargura e a raiva que os corrói. Não é a miséria em que o povo Ucraniano se encontra mergulhado que os comove. É a impotência de reconhecerem o desastre que o capitalismo provocou. Sei que é muito frustrante para os inimigos da URSS admitirem o fracasso. No entanto depois do descalabro consumado, não lhes resta outra alternativa que ter que engolir esse bicharoco repugnante.

            É o capitalismo o único e principal responsável da situação em que a Ucrânia se encontra. E agora em desespero, no momento extremis aliaram-se ao nazismo.

            Diga; os militares também se tratam por camaradas.

            E vsa excia trata-os por camarada?

            Camaradas; são os camaradas de armas e os camaradas de luta.

            Vc como não e uma coisa nem outra, só pode ser camarada dos bois de junta. Portanto não tem que tratar-me por camarada. Sou comunista!

            Tem a lata de negar que os Russos ainda hoje não estão à frente dos Americanos em tecnologia espacial?

            Quem está a levar os abastecimentos à estação ISS senão as velhinhas Soyuz?

            Não sabe que os astronautas Americanos são transportados para a ISS em naves Russas? Os transportadores deles foram atirados para a sucata.

            Está aqui:

            http://sp.ria.ru/science_technology_space/20130430/156985322.html

            http://sp.ria.ru/science_technology_space/20130923/158144282.html

            http://sp.ria.ru/science_technology_space/20130911/158053614.html

            http://sp.ria.ru/infografia/20100929/127876674.html

            A prova como a Rússia ainda mantém a liderança em tecnologia espacial também está aqui.

            http://sp.ria.ru/science_technology_space/20131219/158826808.html

            Quer mais?

            A Rússia não teve capacidade de financiar a estação espacial ISS porque o capitalismo selvagem nos anos 90 destruiu a economia do país, com receitas economicas criminosas emanadas por o directório financeiro Europeu e Americano, que atiraram mais de metade da população para a miséria e destruiram cerca de 80 000 empresas.

            Vc não se envergonha de escrever isto? Foi o capitalismo que arrasou o país, depois ainda tem o atrevimento de abordar o assunto.

            Era bom conhecendo eu como Rússia como conheço, vir um papalvo qualquer da direita dar-me sermões. Nem admito.

            Também não sabe que estação espacial ISS foi construida com a tecnologia da MIR?

            É por essa razão mesma que está a ser monitorizada a partir do Centro de Controlo Espacial Russo.

            http://sp.ria.ru/science_technology_space/20130915/158085952.html

            “O maior avião do mundo? O que interessa ser “o maior avião do mundo”? Sabe que a necessidade desse tipo de avião é diminuta e muito restrita? Tecnologicamente, para além do tamanho, nada acrescenta de novo”

            Tem noção da bacorada que escreveu ?

            Sim o gigante Antonov é tudo menos as aldrabices que regurgita .

            Serviu para transportar mais de 200 000 rações de combate em 2002 da Alemanha para Oman, para os militares Americanos estacionados na região.

            Transportar turbinas gigantes do Canadá para outros países e em 2010 da China para a Dinamarca. Tem servido também para transportar cargas ao serviço de empresas Brasileiras, Inglesas, Americanos e por aí fora.

            Ááááááá…… esquecia-me do mais importantes. No fim do ano passado transportou equipamentos dos militares Franceses para invadirem o Mali.

            Sim; o Antonov 225 Mriya com mais de trinta anos não só tem qualidade, como tem capacidades que nenhum outro avião de carga possui. Por isso ainda se encontra à frente de tudo o que por aí se faz .

            “Infelizmente, o comunismo destruiu a Ucrânia”

            Se acha que o comunismo destruiu a Ucrânia, então o que dizer do capitalismo que destruiu em menos de uma década tudo de bom que o comunismo construiu em 70 anos?

            Nem na presença dos factos esta gente tem a humildade de reconhecer a verdade.

            Coloquei as provas no comentário anterior. Estão lá, por isso não é mim que tem que desmentir. São os Sites das empresas Ucranianas.

            E como é do conhecimento geral que a economia Ucraniana se tem degradado vertiginosamente nos ultimos vinte anos, se estas empresas ainda hoje se encontram com estas potencialidades, é fácil concluir que em 1991 a Ucrânia era um país prospero e com grandes potencialidades a todos os níveis.

            Só um demagogo incorrigível ou um atrasado mental se recusa a reconhecer estes factos.

            “Desde o Holomodor a Chernobyl, o povo ucraniano foi sacrificado em nome da mais assassina ideologia da História da Humanidade.”

            Não perco mais tempo a responder a fabulações, falsidades e mentiras de propaganda Hitleriana.

            Isto porque li os relatórios dos historiadores Zemstov e Doguin (inclusivamente li uma entrevista que Zemstov deu ao jornal monárquico Espanhol ABC “um pasquim ao serviço da extrema esquerda ? “ ) sobre aquilo que foi encontrado nos arquivos Soviéticos acerca “do horrendo holodomor”.

            Por isso deixo a resposta a quem sabe disso mais do que eu.

            Está aqui em Inglês.

            http://rationalrevolution.net/special/library/tottlefraud.pdf

            Aqui em Português.

            http://www.mariosousa.se/MentirassobreahistoriadaUniaoSovietica.html

            Mais em Português.

            http://www.odiario.info/?p=1464

            Agora em Francês.

            http://blogs.mediapart.fr/blog/jcg/211110/holodomor-une-campagne-anti-sovietique

            Sobre Chernobyl, quando é que os inimigos da URSS por respeito às centenas de pessoas afectadas por o acidente têm a dignidade de começar a divulgar a verdade?

            O acidente da central de Chernobyl, há muito tempo que se sabe que foi provocado por erro humano, no entanto o banditismo ideologico da extrema direita continua a tentar tirar dividendos politicos à custa das vitimas da catastrofe.

            Existiam (e ainda existem) na Ucrânia dezenas de centrais do mesmo tipo e mais de uma centena noutros países, que ainda hoje continua a operar em segurança.

          • LGF Lizard diz:

            “Tem a lata de negar que os Russos ainda hoje não estão à frente dos Americanos em tecnologia espacial?”
            Claro que sim. os factos são inegáveis….

            “Era bom conhecendo eu como Rússia como conheço, vir um papalvo qualquer da direita dar-me sermões. Nem admito.”
            Deves conhecer só a parte que te deixaram ver….

            Sobre os Antonov, nada de novo. Ninguém fabrica aviões como esses pelo simples facto de não haver necessidade de mercado. Aliás, se a houvesse, a Antonov teria fabricado centenas ou milhares de aviões An-124 ou An-225.

            Sobre o Holomor, detesto revisionistas. Ver comunistas a tentar apagar o passado é como ver anti-semitas e nazis a negar que o Holocausto existiu.

        • absurdo diz:

          “E quais são os dados que tem me contradizer que a economia ucraniana não ocupava a decima posição a nivel mundial em 1991?”

          Fiquei com curiosidade e, por momentos, até admiti que poderia ser verdade.
          O que acabei por descobrir é que, confiando no Carapeto, se a Ucrânia era a 10ª economia mundial, Portugal era a 9ª, pelo menos!

          http://unstats.un.org/unsd/snaama/resCountry.asp

          http://unstats.un.org/unsd/snaama/resCountry.asp

          O Carapeto tem uma visão da URSS e, agora, da Rússia, tão apaixonada que lhe turva a lucidez.
          Isto não é uma religião, homem! Do muito bom que poderão ter feito, houve, também, muitos erros e crimes. Querer esconde-los, aproxima-o dos revisionistas neo-nazis e fascistas.
          A Utopia comunista, de bela e virtuosa que é, foi desvirtuada pelos seus executantes, e deu no que deu: de 1989 a 1991 o que se ouviu foi um gigantesco suspiro de alívio dos povos a leste da Europa, russos incluídos, e não gritos de revolta pelo tombar dos regimes dominados pelos partidos comunistas.

          Até admito que a Crimeia deve pertencer à Rússia, da mesma forma que entendo que o Kosovo é sérvio e continuará a sê-lo. A História e a Cultura têm demasiado importância para se querer apagar. Mas nunca da forma como foi feita e com os argumentos hitlerianos utilizados, da proteção dos russo-falantes!
          Com estes argumentos, a Rússia amanhã poderá querer nacos da Letónia, Estónia ou Cazaquistão e nós, já agora, alguns bocados do Luxemburgo…

  7. Censurado diz:

    Eu a julgar que os jovens revolucionários de todo o mundo estariam do lado das Pussy Riot.
    Ao invés, por aqui os “revolucionários” estão do lado desse sinistro líder chamado Vladimir Putin…

    • Francisco diz:

      bitch please… give me a break… Pela primeira vez desde a 2ª Guerra mundial neo-nazis ascendem ao poder e tu vens-me com as pussy “riot”????

    • Carlos Carapeto diz:

      Se está com as Pussy Riot porque não as convida para iram fazer macacadas na Sé de Lisboa, ou na Mesquita?

      Mas já aqui se defendeu Putin?

      Se não o preocupa o assalto ao poder na Ucrânia por os nazis e a contribuição que receberam (estão a receber) da UE/EUA/NATO, é porque tolera as práticas animalescas dessa ideologia.

      Acautele-se porque se eles voltarem também pode ser engolido por o Darwinismo industrial que costumam praticar.

      Já o fizeram uma vez, estão a ameaçar de novo.

      Estas declarações e estes actos de violência não o preturbam?

    • Carlos Carapeto diz:

      Censurado.

      Ainda sobre as Pussy Riot.

      Ignora que esse grupo nas ultimas presidenciais Russas fez campanha por o candidato da extrema direita Mikhail Prokhorov ?

      Promovem e são promovidas (financiadas) por os distintos democratas, Navalny, Kasparov, Deripaska, Pontanin. …………

      Pessoas que nos ultimos vinte anos se têm preocupado com o desenvolvimento do país e o bem estar do povo.

      As Pussy Riot são a escória social da Rússia. Por isso não gozam de qualquer simpatia por parte dos Russos.

  8. Carlos Carapeto diz:

    A burguesia imperialista está profundamente envolvida na ascenção destes criminosos.

    Foi com os apoios e a benção da UE/EUA/ NATO que tomaram o poder em Kiev.

    • LGF Lizard diz:

      E que tal ler primeiro o artigo?
      “A curious story, and one which should be taken with a mine of salt, has surfaced out of the pro-Russian newspaper Iskra, which reports – so far on an entirely unsubstantiated basis – that last Friday, in a mysterious operation under the cover of night, Ukraine’s gold reserves were promptly loaded onboard an unmarked plane, which subsequently took the gold to the US.”

      A parte em que diz que “esta notícia não está confirmada” não interessa?

      Esta malta acredita piamente em tudo o que ouve e lê…

  9. Pingback: Junta fascista de Kiev censura canais russos, prende inimigos políticos e tenta criar uma guarda pretoriana. Batalha campal em Donetsk. Referendo na Crimeia e protestos por todo o Sudoeste no fim de semana. | cinco dias

  10. Pingback: Ucrânia, começou a GUERRA CIVIL | cinco dias

Os comentários estão fechados.