A passada sexta-feira, dia 14 de Fevereiro de 2014, ficará marcada como um dia muito importante para a luta dos estivadores, que pode significar a abertura definitiva da pacificação das relações entre os parceiros sociais do sector, ancorada na concretização das soluções acordadas.
Depois de muita luta e com o apoio fundamental dos demais sindicatos de estivadores europeus, com particular destaque para o IDC – International Dockworkers Council, reuniram-se no Edifício Vasco da Gama, em Lisboa, representantes do Sindicato dos Estivadores, Trabalhadores do Tráfego e Conferentes Marítimos do Centro e Sul de Portugal (António Mariano, João Raimundo, Paulo Nunes da Silva), do lnternational Dockworkers Council (Jordi Aragunde), da AOPL (Morais Rocha, Eduardo Pimentel) e da AOP (Ramalho Nascimento, Caldas Simões), tendo em vista discutir as razões que deram origem ao conflito existente e atingir um acordo entre os parceiros sociais do sector. A reunião realizou-se sob o patrocínio e mediação do Presidente do Conselho Directivo do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, l.P. (João Carvalho).
Os trabalhadores reunirão amanhã, segunda-feira, durante a manhã, de modo a discutirem e votarem os termos do acordo negociado pela direcção do Sindicato e pelo IDC, sendo que entendemos como a melhor maneira para comunicar as conclusões de todo este processo a convocatória de uma Conferência de Imprensa, onde além do comunicado que será distribuído aos jornalistas, poderão colocar todas e quaisquer dúvidas à direcção do Sindicato, sobre cada uma das dimensões do acordo alcançado entre os estivadores e os patrões.
Assim sendo, amanhã, dia 17 de Fevereiro, às 19h, terá lugar uma Conferência de Imprensa a realizar na sede do Sindicato de Estivadores – Rua do Alecrim, nº 25 – 1º Andar. A Conferência de imprensa será aberta também aos produtores de conteúdos das redes sociais que têm acompanhado esta luta.
Publicado também no blogue o Estivador.
Notícias também na Bola, no i, no Económico, no Jornal de Notícias, na TSF, na Antena 1 e na RTP.
Pingback: Histórico! | L´obéissance est morte
Reblogged this on Coisas de vida, pedaços do mundo….