Solidariedade Internacional para continuar a luta: BROTHERS AND SISTERS IN SOLIDARITY, PROUD TO BE EUROPEAN DOCKER!

Hoje, no final do plenário sindical, os trabalhadores fizeram questão de saudar os seus companheiros internacionais pela campanha de solidariedade em curso. Já houve vitórias em algumas batalhas mas a guerra ainda está longe de ser ganha.

Se por um lado o governo e os patrões se vão sentar finalmente à mesa connosco, já na próxima sexta-feira, a partir das 09 horas, no Instituto de Mobilidade e Transportes, não é menos verdade que continua a campanha de intoxicação mediática e de contratação de trabalhadores alternativos para “contornar a greve”. Se por um lado começa a ser claro o papel da Mota-Engil em todo este processo de despedimento colectivo não é menos verdade que não abrandaram em nada a sua sede pela maximização do lucro à custa do trabalho dos estivadores. Se é verdade que dificilmente algum navio será movimentado internacionalmente se tiver sido carregado por fura-greves e que até já houve armadores a condenarem esta prática publicamente, não é menos verdade que hoje mesmo os patrões mais que duplicaram a contratação de precários, em manifesta violação da lei da greve.

O caminho é longo mas cá estamos para o percorrer. Com a solidariedade e a luta dos nossos companheiros internacionais, quer do IDC (International Dockworkers Council) quer da ETF (European Transport Workers’ Federation), estaremos seguramente mais perto da vitória e da garantia de que os portos não serão liberalizados e de que os seus trabalhadores não serão escravizados.

Publicado originalmente no blogue O Estivador.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em 5dias. ligação permanente.