Solidariedade Internacional Produz Resultados Concretos

Solidariedade Internacional

Durante a semana de greve decretada de 27 de Janeiro a 3 de Fevereiro, a empresa Liscont (Mota-Engil) decidiu recorrer a uma pool que apenas integra trabalhadores precários, para operar o navio “Samaria”, propriedade da empresa Unifeeder, com sede na Dinamarca, tendo plena consciência que tal iria interromper o conjunto das operações no terminal face ao pré-aviso de greve.

Foi assim que esse terminal em Alcântara, que normalmente recebe cerca de vinte navios por semana, apenas operou durante a semana passada esse navio (Samaria), tendo os restantes sido, previsivelmente, desviados de Lisboa para outros portos.

Desta forma evidente, a Liscont decidiu prejudicar, uma vez mais, a economia nacional ao pretender atingir o seu objectivo último de substituir os estivadores profissionais por trabalhadores precários.

Esta situação foi permanentemente monitorizada pelos nossos companheiros europeus que integram a rede de solidariedade internacional entretanto organizada pelo que, logo no primeiro porto de escala – Algeciras – a empresa Unifeeder foi confrontada com este procedimento irregular por parte da Liscont, em Lisboa.

Face a isso, e invocando o desconhecimento da situação que estava criada, redigiu esta carta deixando claro que a partir de agora não só não desconhece a situação anómala que se vive em Lisboa como se demarca destas práticas laborais irregulares.

Acresce que, para que a história do “Samaria” não se repita por desconhecimento de outros armadores, iremos fazer circular esta informação por todos aqueles que escalam Lisboa.

Os estivadores portugueses continuam a bater-se para que a movimentação de cargas portuárias continue a ser realizada por equipas de profissionais com quem, dos armadores aos clientes finais, possa existir uma relação de confiança, fundamental para garantir a desejável eficácia dos nossos portos.

Publicado originalmente no blogue O Estivador, também em inglês.

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