Produzir a própria energia e alimentação respeitando o Planeta, os animais e as pessoas é possível. Acontece em dezenas de projectos de sustentabilidade, negócios ambientalmente conscientes e eco-comunidades espalhadas de norte a sul de Portugal.
Num contexto de crise, a subsistência e a boa gestão de recursos naturais ganham um novo significado. Conhecer pessoas e projectos que poupam sem desprezar o conforto, a modernidade e a tecnologia nunca pareceu tão útil. Por isso, o Laboratório-Vivo da Sustentabilidade, da Academia Cidadã, convida quem já o está a fazer para vir a Lisboa (galeria Carpe Diem, Rua de O Século, 79) partilhar a experiência no debate “Viver num outro Mundo”.
Estarão presentes Pedro Valdjiu (da banda Blasted Mechanism) e Doug Crouch (da Treeyo Permaculture) para falar do seu projecto Terra Alta, em Sintra. Alfredo Cunhal, da Herdade do Freixo do Meio, contará como é gerir uma das maiores e mais antigas quintas biológicas do país, em Montemor-o-Novo. Odemira traz-nos Martin Winiecki, de Tamera, uma eco-aldeia que é um biótopo de cura, e Rita Alegria, da Comunidade 108. Nuno Belchior, do Projecto 270, em Almada, fecha o leque de convidados.
Este evento integra a semana de actividades “Ocupa o espaço, torna-o Público” da Academia Cidadã, de 12 a 16 de Novembro, na Sala da Nação – Embaixada de Terra Nenhuma, a convite da Trienal de Arquitectura de Lisboa.
—
Transmissão na internet, em direto:http://www.justin.tv/academiacidada
—
EVENTO NO FACEBOOK: https://www.facebook.com/events/672814996086545/
Mais informações (programa completo da semana): http://ocupaoespaco.wordpress.com/