Foi há 2 anos a primeira grande manifestação mundial contra o capitalismo

Anúncios
Esta entrada foi publicada em 5dias. ligação permanente.

5 respostas a Foi há 2 anos a primeira grande manifestação mundial contra o capitalismo

  1. Paco diz:

    Pelo fim do capitalismo. Os politicos e os governantes a tribunal. Têm que ser julgados. O crime não pode compensar.

  2. tinehopovo diz:

    Não terá sido em 1999, em Seattle, na cimeira da OMC? É um pormenor, claro, mas não concordo que tenha sido há 2 anos. Venham muitas mais…

  3. proletkult diz:

    “Primeira grande manifestação mundial” e “contra o capitalismo” parecem-me títulos abusivos. Desde logo porque dizer que foi a “primeira” quase dá a entender que a luta contra o capital começou há dois anos, apagando mais de um século de luta organizada e consequente (e muitas vezes sangrenta) contra o sistema burguês de exploração. Mas aí até se dá o desconto. Agora, dizer que foi “contra o capitalismo” é distorcer muito a coisa. A maioria daquelas pessoas pedem uma mera reforma do capitalismo, não a sua destruição e substituição por uma ditadura dos trabalhadores e expropriação da burguesia. De resto, entre os manifestantes, quantos Comunistas e Anarquistas conscientes (as únicas forças que, objectivamente, lutam pela destruição da ordem capitalista) iríamos encontrar? Há ali uma mistura duvidosa de “sensibilidades políticas”, onde até a carecada pode ter lugar. Para já não falar da omnipresença dos “anonymous” e outros folclores semelhantes. E com essa gente pode o capital muito bem, e até agradece.

    O que pedem ali é uma distribuição mais alargada dos rendimentos do capital, nunca colocam em causa a propriedade dos meios de produção. E isso não é ser “contra o capitalismo”, por muito boas intenções que tenha.

  4. E os 1º de Maio em todo o mundo eram contra quê?

Os comentários estão fechados.