Os heróis morrem de pé

Imagem
Salvador Allende carrega a kalashnikov oferecida por Fidel Castro pouco depois de ter anunciado ao povo e aos trabalhadores chilenos através da rádio Magallanes que preferia morrer a entregar-se aos golpistas.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em 5dias. ligação permanente.

19 respostas a Os heróis morrem de pé

  1. AK-47 diz:

    Talvez não seja má ideia ter o arsenal à mão.

  2. Rocha diz:

    Como no Chile, temos duas facções aparentes da burguesia, uma fascista e outra imperialista. São duas faces da mesma moeda, têm os mesmos interesses e estão certamente a aplicar uma estratégia coordenada.

    Não há qualquer etapa intermédia entre o Socialismo e a Barbárie. Não há uma saída suave para a situação em que estamos. Precisamos de usar todas as nossas armas.

  3. Nuno Cardoso da Silva diz:

    Teria sido muito mais útil Allende ter ficado vivo, ser julgado pela ditadura, deixando um testemunho político face a essa ditadura. O suicídio nunca é uma opção positiva.

    • Rocha diz:

      Só por leviandade ou por não ter noção nenhuma (na melhor das hipóteses) do que se passou no Chile se pode afirmar uma coisa dessas.

      Quando se enfrenta a subida ao poder de um fascismo além do mais tão sanguinário como foi o de Pinochet desde a primeira hora do golpe, é preciso ter a noção que se está sujeito ao terror, à tortura, à humilhação e execução em público que só se pode evitar ou por uma improvável fuga ou por combater até à morte.

      De facto é preferível morrer lutando com uma metralhadora na mão do que ser lentamente triturado pelo cortejo de horrores atrás mencionados. Isto é senso comum para qualquer revolucionário, digo eu. É que as revoluções tal como as resistências anti-fascistas são feitas por humanos de carne e osso e não por máquinas.

      • Nuno Cardoso da Silva diz:

        Muitos foram os que foram apanhados e torturados. Uns morreram, outros sobreviveram. Em todos os casos deixaram uma imagem muito mais forte do que teriam deixado se se tivessem suicidado. Dito isto, eu não sei se seria capaz de aguentar a tortura se tivesse a saída do suicídio, e espero nunca vir a saber.

    • assimmesmo diz:

      Está-se a lembrar de Patrice Lumumba e, do condecorado pelo lúmpen que nos desgoverna(Nós,O Povo!)ou o que ‘governa’ os banksters- marocas, o porteiro de bilderberg ou o gajo q se faz de percidente(sic!) dos grupos de acção dos criminosos do bcp,bpn,…e assassinos de velhinhas?

    • De diz:

      O tanas.

      Independentemente da questão do “suicídio a bem ou do suicídio a mal”, respeite-se a decisão de Allende. se foi este o caso.
      Também aqui passa uma linha vermelha.Mas ao contrário da de obama, que parece que justifica a separação entre a guerra e a paz por apenas uma “linha” , aqui o que está em causa é outra coisa.
      E mais não digo porque não quero ir mais longe. A coragem e o testemunho ficaram.E de que maneira

    • Miguel diz:

      A tese de suicídio é apenas isso… uma tese. Ao que parece, Allende foi abatido por um dos soldados que entrou no palácio. Portanto, morreu a lutar.
      De facto, a direita chilena insistiu muito na tese do suicídio, para dar a ideia de um Allende completamente resolvido a ditar o seu fim. Por isso, o melhor é não tomar uma mentira por uma verdade e manter a dúvida.

    • Carlos Carapeto diz:

      Camarada.
      Esquece-se que Allende era um socialista convicto, não tinha nada a ver com os anarquistas modernos que ao primeiro tiro metem o rabinho entre as pernas e fogem sorrateiros como cachorrinhos cobardolas.

      Se Allende fosse capturado com vida não era apenas ele a ser humilhado por o fascismo mas todo o povo Chileno.

  4. essa história do suicidio está mal contada: Allende não se suicidou, foi suicidado

    • Miguel diz:

      De qualquer modo, há uma gravação onde Pinochet diz que se tomassem Allende vivo que o matariam a seguir. O suicídio foi forjado, sem dúvida.

  5. Harmódio diz:

    Um homem de fibra. Coisa rara. Infelizmente.

  6. maria diz:

    “Se fores preso camarada, não fales!”
    Salvador Allende morreu no seu posto a defender o Povo chileno.
    Perguntem a Luis Sepulveda que na altura era o seu assessor de imprensa o que ele pensa sobre SAllende!
    os herois morrem com o povo no coração porque o povo os tem no coração!

  7. Também andei enganado até há trêsdias, mas esta foto não corresponde ao 11 de Setembro, mas sim, provavelmente, à tentativa de golpe em Junho.
    É ver aqui:
    http://pixelicia.com/ultima-foto-salvador-allende/
    É um detalhe? é, mas só a verdade é revolucionária…

  8. Teresa Panachê diz:

    o indivíduo nem sabia disparar uma pistola 6.35 quanto mais uma kalash. com sorte matou-se a ele próprio por não saber mexer com aquilo. acontece a muitos.

  9. allende, o viagra dos pobres diz:

    Os heróis morrem com ele de pé. está provado que Allende estava de pau feito quando levou na boca.

Os comentários estão fechados.