FACEBOOKGATE – Muitas perguntas, poucas respostas.

mzl.jgmmcrwk.320x480-75O Facebook publicou um “relatório global sobre pedidos governamentais” que é um pouco mais esclarecedor sobre a cedência de informação dos seus utilizadores do que as notícias que foram publicadas ontem, embora ainda fique muito por esclarecer.

Sendo certo que deixou de haver dúvidas de que quem fez os pedidos foram os governos, e não nenhuma entidade judicial, continuamos sem saber quais os critérios nem para o pedido nem para o que esteve na base da decisão da maior rede social do Mundo para aceitar ou recusar cada um dos pedidos.

Portugal, um pequeno país de 10 milhões de habitantes e com muito pouco registo de actividades que justifiquem este tipo de investigação, fez mais pedidos do que países como África do Sul, Albânia, Áustria, Bangladesh, Barbados, Bélgica, Bósnia, Botswana, Bulgária, Cambodja, Catar, Chipre, Colômbia, Coreia do Sul, Costa Rica, Croácia, Dinamarca, Egipto, El Salvador, Equador, Eslovénia, Filipinas, Finlândia, Grécia, Hong Kong, Hungria, Irlanda, Islândia, Israel (Palestina Ocupada), Costa do Marfim, Japão, Kosovo, Lituânia, Macedónia, Malásia, Malta, México, Mongólia, Montenegro, Nepal, Nova Zelândia, Noruega, Holanda, Panamá, Paquistão, Peru, Polónia, República Checa, Roménia, Rússia, Sérvia, Singapura, Suécia, Suíça, Tailândia, Turquia e Uganda. Em sentido contrário foi apenas batido pelos EUA, a Alemanha, a Itália, o Reino Unido, Índia, França Espanha, Chile, Canadá e Brasil.

O que quer saber e o que teme o governo a partir do Facebook dos seus cidadãos? Qual o sentido da desproporcionalidade da escala do pedido e porque razão ignoraram os tribunais neste processo?

Tenho a intuição que nenhum dos visados serão os senhores das PPP´s, os barões da banca e da alta finança, figuras do Estado ou representantes de organizações e instituições que neste país ganham milhões na clandestinidade, em suma, quem à conta dos negócios públicos anda a encher os bolsos privados.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em 5dias. ligação permanente.

Uma resposta a FACEBOOKGATE – Muitas perguntas, poucas respostas.

  1. Emerson Almeida diz:

    Quanto custa uma pen drive de 2 GB?
    Agora quantos gigas de dados já ocupou no facebook?
    Alguma coisa é graça?
    Quem acredita que alguém é dono do Google, Facebook etc e não o sistema, ou é ingenuo
    ou gosta de ser enganado.

Os comentários estão fechados.