Em Coimbra: uma lista à esquerda.

Image

Coimbra tem sido governada pelo PS ou pelo PSD-CDS com posterior acordo com a CDU… o resultado está à vista: um concelho e uma cidade muito aquém do seu potencial sujeita a interesses privados atropelando o interesse público. Em setembro teremos eleições autárquicas e pela primeira vez um conjunto de pessoas impulsiona uma lista de esquerda que pretende ser uma alternativa aos governos camarários das últimas décadas designada por “Cidadãos por Coimbra”. Esta é uma lista de esquerda que congrega sectores afetos ao BE, ao partido socialista descontentes com a candidatura do PS ao executivo camarário, ao MAS e por independentes. Neste momento este movimento já ultrapassou as cerca de 4000 assinaturas necessárias para a sua participação nas próximas eleições autárquicas. E na passada noite de 9 de julho, em reunião plenária, lançou o seu manifesto e os seus primeiros candidatos para a Câmara Municipal e para a Assembleia Municipal que assenta em princípios de transparência e de defesa dos serviços públicos. As expectativas e os desafios são enormes para este movimento que se pretende transparente, plural e de verdadeiro corte com as políticas passadas. No plenário de dia 9 de julho, perante mais de 100 cidadãos presentes, vincou-se que este movimento não está disponível para coligações pós-eleitorais na lógica de “queijo limiano” e acima de tudo, que nenhuma coligação pós-eleitoral se fará sem a sua aprovação em plenário. Esta metodologia democrática per si, que não tem medo da discussão na base, já demonstra uma forma alternativa de fazer política e auspicia um enorme potencial para o movimento.

 

André Pestana

 

Esta entrada foi publicada em 5dias. ligação permanente.

5 respostas a Em Coimbra: uma lista à esquerda.

  1. aqui inventa-se muito… acordo com a CDU!?????!!!!!

    • pestanandre diz:

      Caro “cducastelobranco”, é público que a CDU, desde sensivelmente 2002 ,faz parte da gestão corrente da Câmara de Coimbra nomeadamente com o seu vereador (da CDU) a exercer competências delegadas pelo presidente da Câmara (do PSD). Se isso não foi feito com acordo entre os dois partidos, não sei como foi…

  2. Rocha diz:

    Vem aí o cidadanismo para nos salvar!

    • pestanandre diz:

      Caro Rocha, não falei em salvação apenas considero positivo “juntar forças à esquerda” para tentar tirar os mesmos de sempre do governo na Câmara de Coimbra. Obviamente que, como em todos processos, há riscos/perigos mas por exemplo a garantia que será sempre a base do movimento em plenário a decidir democraticamente questões como eventuais coligações pós-eleitorais demonstra um modo alternativo de fazer política e o seu enorme potencial. O futuro dirá se o potencial se converte em potência efetiva. Abraço

  3. PRD diz:

    Força CPC!

Os comentários estão fechados.